Versão online permitirá atualização constante do mercado

Pesquisa feita durante confecção revela crescimento do mercado e nascimento de nova categoria de profissional de comunicação: o consultor

Solenidade de lançamento acontece no segundo dia do 15º Congresso Mega Brasil de Comunicação 2012, com conferência de Ricardo Gandour.

São Paulo, 24 de abril de 2012 – Um dos destaques do segundo dia do Congresso Mega Brasil de Comunicação, que a Mega Brasil Comunicação realiza de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, será o lançamento do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012. A publicação tem a coordenação editorial da jornalista Maria Helena (Lena) Miessva, com apoio da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação e Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, além da colaboração da Maxpress. Na ocasião, o jornalista e diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, presidirá uma conferência sobre “O hoje e o amanhã no jornalismo brasileiro”, seguida de coquetel.

Edição online

Com tiragem de cinco mil exemplares impressos, a maior parte destinada a executivos de comunicação corporativa e marketing do setor privado, titulares das áreas de comunicação do Serviço Público (federal, estaduais e municipais, dos Três Poderes), diretores de agências de comunicação e jornalistas de diversas editorias dos principais veículos de comunicação do País, o Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012 traz como novidade a criação de uma versão online de seu conteúdo. “Lançamos oficialmente o site do anuário em janeiro, por onde as agências de comunicação puderam se inscrever gratuitamente e integrar nossa pesquisa de desempenho. Estes, por sua vez, ajudaram-nos a compor os indicadores setoriais de 2011 e as perspectivas para 2012, como parte do conteúdo editorial”, explicou Lena Miessa. São eles: Áreas de Comunicação Corporativa de Empresas e Instituições Fornecedores de Produtos e Serviços de ComunicaçãoConsultores em Comunicação Corporativa; e Quem Atende Quem em Assessoria de Imprensa.

A edição impressa, que será entregue a todos os participantes do Congresso Mega Brasil de Comunicação 2012, contempla reportagens, indicadores setoriais, ranking das agências de comunicação e a seção Destaque, que reúne os anunciantes.

Retrato de uma classe

Já em seu terceiro ano como coordenadora editorial do produto, Lena Miessva conta que o anuário é a primeira iniciativa realizada para mapear o mercado da comunicação corporativa, seu real tamanho, ou o tamanho mais próximo que o representa na economia brasileira.  Sem falar em números, Lena Miessva adiantou que notadamente nos últimos dez anos cresceu bastante o número de novas agências. “Hoje, são quase 600 no Brasil todo, com maior atuação no eixo Rio-São Paulo. Destas, mais da metade respondeu à nossa pesquisa, como tendo sido fundadas entre 2000 e 2010 e ou geradas a partir de fusões ou compra por agências multinacionais”, complementou, revelando, ainda, que o amadurecimento do setor de comunicação corporativa já aponta para a criação de uma nova categoria profissional que é a do consultor. “Este profissional traz uma bagagem de conhecimento e experiência e ele está optando por este modelo de negócios”, disse.

Podem participar da noite de lançamento do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012 os inscritos no 15º Congresso Mega Brasil de Comunicação e convidados. O evento tem como principais patrocinadores a Embraer e a GM, além de o apoio de importantes marcas como Ambev, Iveco, Bayer, Banco do Nordeste do Brasil, Bradesco, Boehringer Ingelheim, Itaú, Mc Donald’s e Unimed-Rio. As principais agências de comunicação do País também estão entre os patrocinadores do evento, como Andreoli MS&L, CDI, CDN, FSB, Grupo TV1, In Press Porter Novelli, Ketchum, Máquina PR, Ogilvy PR, Planin, RP1, S/A Comunicação, S2 Publicom e Textual.  As inscrições podem ser feitas pelo hot-site do evento, com novidades também divulgadas pelo  blog, twitter e Facebook.

Compartilhar:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Add to favorites
  • email
  • Twitter